
Essa foto de Calabria é cortesia do TripAdvisor

Essa foto de Calabria é cortesia do TripAdvisor
A Calábria sempre foi dominada por civilizações fortes. Guarda muitas heranças dos gregos, por exemplo, que a ocuparam no século VIII a.C. Uma delas é o ritual de ler nas entranhas do porco abatido - antes de levá-lo para o prato - o futuro da família ou o sexo da criança que vai nascer. Depois, vieram os romanos, que ali deram continuidade à cultura do vinho. E assim sucessivamente, sempre absorvendo a influência de todos os povos. Árabes, germanos, lombardos, sicilianos. Todos aparecem em algum capítulo de resultado alimentício: agricultura, pecuária, panificação.
Rústica á a cozinha da Calábria que fica no “bicão” da bota italiana. É composta de pratos feitos de carne de porco temperada com cebola e louro e acompanhada de verduras e legumes como berinjelas, alcachofrinhas e azeitonas. É muito característica, obviamente, a pimenta calabresa.
O pão merece um capítulo à parte. Ocorre que a Calábria não é, diferente de muitas outras regiões da Itália, o que se pode chamar de farta em termos de comida. É uma região pobre, habituada a encontrar soluções para a combater qualquer desperdício. A panificação é uma delas. Fazer o pão pitta (chato) ou em outros tantos formatos é um movimento sagrado e muito sério para os calabreses.
Fonte: Site: http://www.italiaoggi.com.br
Dois filmes
Sábado, Domingo e Segunda
Direção: Eduardo De Filippo.
Itália, 1990.
Sob o Sol de Toscana
Direção: Audrey Wells.
EUA, 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário