Escolas com projetos interdisciplinares que acompanham visita a ambientes estudados comemoram resultados
Foto: Edu Cesar/Fotoarena
Monitora brinca com alunos visitantes durante ordenha de vaca
Monitora brinca com alunos visitantes durante ordenha de vaca
Uma teta da vaca propositalmente entortada fez o esguicho de leite dar um banho nos alunos que assistiam a uma ordenha pela primeira vez na vida. A maior parte da turma gritou e riu, mas o caçula do maternal, Enrico Dapuzzo Vinhas, de 2 anos, abriu o berreiro. A professora o acudiu no colo. “É por ali que o filhinho dela mama”, disse, aproveitando a atenção que ganhou para emendar uma pergunta. “Que tipo de animal é a vaca, então?” O beicinho de choro se desfez: “mamífo”.Foto: Edu Cesar/Fotoarena
Também chamado de estudo do meio, a prática de incluir excursões que contextualizam os projetos escolares é considerada cada vez mais eficaz pelos docentes e gestores. “O passeio fora do ambiente a que estão acostumados gera uma experiência marcante e eles aprendem muito mais”, afirma a coordenadora pedagógica da instituição, Denise Smolka.
Foto: Edu Cesar/Fotoarena
Airam com um pintinho na mão pela primeira vez: "Achei que era filhote de cisne"
A professora de Enrico, Telma Santana Pontes, que desenvolveu com a turma um projeto sobre o nascimento de mamíferos, aves e répteis, aproveita o menino ainda no colo para mostrar alguns resultados. “As aves vem de onde?”, “Do ovo”, “E você?” O pequeno junta as duas mãos em direção ao umbigo. “Da barriga da mamãe.”
As turmas dos maiores também fizeram o passeio com objetivos pedagógicos, embora todas as crianças quisessem mesmo era ter contato com os animais. Alimentar um cavalo ou acariciar um filhote causava euforia nos alunos. “Ele é tão lindo. Achei que era filhote de cisne”, comentou Airam dos Santos, de 6 anos, com um pintinho nas mãos.
A coordenadora conta que faz as excursões há anos e a reação é cada vez melhor. “Antigamente, era comum as crianças conhecerem uma fazenda com os pais durante as férias, mas hoje em dia eles conhecem mais a Disney do que os animais.”
Ensino médio
Em escolas acostumadas aos resultados das visitas, a importância dos estudos de campo só aumenta conforme as séries avançam. No Colégio Equipe, em São Paulo, todas as turmas de todas as sérias têm pelo menos um passeio para um projeto interdisciplinar. A viagem é obrigatória e o custo dividido durante o ano. “Para o nosso currículo, é essencial”, diz a diretora Luciana Sevorini.
Laís, de azul, em plantação de cana-de-açúcar em Ribeirão Preto
http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/estudo-de-campo-funciona-do-maternal-ao-ensino-medio/n1597394190615.htmlFotoAlunos do Colégio Equipe em aula durante visita a usina de cana de açúcar - Foto: Edu Cesar/Fotoarena
Fonte: Portal iG
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