Quem sou eu

Minha foto
"Quando começares a tua viagem para Ítaca, reza para que o caminho seja longo, cheio de aventura e de conhecimento...enquanto mantiveres o teu espírito elevado, enquanto uma rara excitação agitar o teu espírito e o teu corpo." ...Konstantinos Kaváfis,trad.Jorge de Sena in Ítaca
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não será publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....

segunda-feira, 26 de março de 2012

Amsterdã: uma cidade em duas rodas

Acervo pessoal

Ciclovias da cidade têm placas específicas para orientar o tráfego de bicicletas

Assim como as famosas tulipas e os canais, as bicicletas podem tranquilamente fazer parte de qualquer cartão-postal de Amsterdã. Elas estão em todo canto na cidade.
É um verdadeiro exército de “magrelas” – e isso não é uma força de expressão, não– a estimativa é que circulem mais de 700 mil delas pelas ruas da capital holandesa, representando espantosos 37% do tráfego total na cidade.

Os nativos usam as bicicletas não apenas para lazer e exercícios. É comum ver homens engravatados e mulheres empetecadas, muitas de salto alto, pedalando em direção ao trabalho. A paixão pelas bikes também não tem idade. Nos 400 km de ciclovias de Amsterdã, circulam adultos, velhos, jovens e crianças.

Com todo esse ambiente tão amigável às duas rodas, fica irresistível pedalar ao visitar à terra dos tamancos de madeira. O lugar mais indicado para fazer isso é mesmo nas ciclovias. Não é difícil encontrá-las nos principais bairros de Amsterdã, as faixas brancas que as representam são facilmente identificáveis no lado direito das ruas, assim como os desenhos de bicicleta pintados no chão.

Por cerca de 10 euros o dia, é muito fácil alugar uma fiet – apelido carinhoso que os holandeses dão as suas amadas bicicletas. O site I Amsterdam oferece uma lista dos locais que disponibilizam o serviço. Quem estiver na loja de locação pode aproveitar para comprar lá mesmo um guia que oferece mapas das ciclovias e das melhores rotas para pedalar.

Mas antes de sair pedalando, é preciso saber de uma coisa. Assim como todos nativos, os ladrões locais também adoram bicicletas. Não é brincadeira, o furto delas é infelizmente muito comum na cidade. Fique de olho e não a deixe a sua magrela dando sopa, é provável que você a perca se deixá-la sozinha sem uma boa corrente e um bom cadeado. Confira abaixo mais dicas de como circular com segurança em duas rodas pela bela capital da Holanda.
Fique esperto!

• Evite pedalar no centro da cidade, há uma quantidade enorme de carros circulando, deixando o ciclista muito apertado na sua faixa

• Se a rua tiver ciclovia, permaneça nela. É extremamente proibido circular entre os carros nesta situação

• Nem pense em pedalar nas calçadas, quando estiver nelas, desça da bike e vá andando

• Algumas ciclovias têm mão dupla, preste atenção às indicações pintadas no asfalto

• Em vários cruzamentos há sinais exclusivos para as bicicletas, fique atento a eles

• Não é recomendado parar na ciclovia, os ciclistas locais costumam andar em alta velocidade, você pode ser atingido

• Pedale defensivamente, prestando atenção nos colegas ciclistas
Boas pedaladas
Localização: Holanda/Amsterdã
Horário: livre
Transporte: transportar a bicicleta nos barcos é de graça. Já nos trens custa 6 euros

Fonte: Portal iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário