Construído originalmente como recanto da monarquia espanhola, o Parque do Retiro é um convite à atividade física
Ao fundo o Monumento a Afonso XII/Acervo PessoalFoto: SXC/As aristocráticas alamedas do parque são perfeitas para uma gostosa caminhada ou corrida
O mais famoso de Madri, o Parque do Retiro exala a tradição europeia por suas belas alamedas arborizadas.
Construído originalmente como recanto da monarquia espanhola, a área verde de 118 hectares existe há mais de três séculos e hoje está aberta a quem quiser respirar um pouco de ar puro e mexer o corpo.
A mais longa de todas as rotas, que contorna a área do Retiro, tem 4,7 km. Você pode começar em qualquer uma das imponentes entradas.
Todo de ferro com detalhes em dourado, o Portão de Murilo é a indicação de ponto inicial. O percurso pode ser dobrado para quem tem fôlego para quase 10 km de corrida ou caminhada.
Para os que preferem uma trilha menor, existe a de 3 km, que explora as belezas do Retiro. Comece pela Fonte de Los Galápagos, siga pelo Passeio Salon Del Estanque e sua continuação, o Passeio de La Republica de Cuba. Neste trecho, aprecie o lindo Palácio de Cristal, à beira de um lago.
Seguindo em frente, você vai contornar a fonte de La Rosadela e entrar no Passeio Del Duque Fernán Núñes, que deve ser percorrido até o seu final.
Para terminar, vire à esquerda e volte ao ponto inicial. No caminho, não deixe de apreciar o Monumento ao rei Alfonso XII que impressiona pela suntuosidade.
Há muitas outras opções de rotas na área. Dê uma olhada no mapa disponível no site do lugar e monte uma que lhe agrada.
O Parque do Retiro também conta com postos de informações bastante úteis. Em um local bem estruturado e bonito como este, não falta estímulo para se exercitar.
Fique esperto!
• Nos fins semana, o parque fica cheio durante todo o dia. A melhor opção é correr nas primeiras horas da manhã, quando há menos público
• Nos dias da semana, no início da noite, há menos frequentadores no local. Procure as áreas mais iluminadas para evitar riscos
• Como em toda grande cidade, os batedores de carteiras e trombadinhas também frequentam parques em busca de vítimas. Evite ostentar objetos de valor e fique atento
Bons passos:
Localização: Madrid/Distrito do Retiro/Bairro Los Jeronimos
Funcionamento: 6h às 24h (verão) /6h às 22h (inverno)
Transporte: metrô (estações Atochae Retiro)/Ônibus (linhas 1, 2, 15, 19, 28, 146)
Sanitários: possui
Estacionamento: possui, na área externa do parque
Site Oficial: http://www.parquedelretiro.es
Fonte: Portal iG
Nenhum comentário:
Postar um comentário