Quem sou eu

Minha foto
"Quando começares a tua viagem para Ítaca, reza para que o caminho seja longo, cheio de aventura e de conhecimento...enquanto mantiveres o teu espírito elevado, enquanto uma rara excitação agitar o teu espírito e o teu corpo." ...Konstantinos Kaváfis,trad.Jorge de Sena in Ítaca
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não será publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....

domingo, 25 de março de 2012

Corra como um rei no parque mais famoso de Madri

Construído originalmente como recanto da monarquia espanhola, o Parque do Retiro é um convite à atividade física

Ao fundo o Monumento a Afonso XII/Acervo Pessoal


Foto: SXC/As aristocráticas alamedas do parque são perfeitas para uma gostosa caminhada ou corrida

O mais famoso de Madri, o Parque do Retiro exala a tradição europeia por suas belas alamedas arborizadas.

Construído originalmente como recanto da monarquia espanhola, a área verde de 118 hectares existe há mais de três séculos e hoje está aberta a quem quiser respirar um pouco de ar puro e mexer o corpo.

A mais longa de todas as rotas, que contorna a área do Retiro, tem 4,7 km. Você pode começar em qualquer uma das imponentes entradas.

Todo de ferro com detalhes em dourado, o Portão de Murilo é a indicação de ponto inicial. O percurso pode ser dobrado para quem tem fôlego para quase 10 km de corrida ou caminhada.

Para os que preferem uma trilha menor, existe a de 3 km, que explora as belezas do Retiro. Comece pela Fonte de Los Galápagos, siga pelo Passeio Salon Del Estanque e sua continuação, o Passeio de La Republica de Cuba. Neste trecho, aprecie o lindo Palácio de Cristal, à beira de um lago.

Seguindo em frente, você vai contornar a fonte de La Rosadela e entrar no Passeio Del Duque Fernán Núñes, que deve ser percorrido até o seu final.
Para terminar, vire à esquerda e volte ao ponto inicial. No caminho, não deixe de apreciar o Monumento ao rei Alfonso XII que impressiona pela suntuosidade.

Há muitas outras opções de rotas na área. Dê uma olhada no mapa disponível no site do lugar e monte uma que lhe agrada.

O Parque do Retiro também conta com postos de informações bastante úteis. Em um local bem estruturado e bonito como este, não falta estímulo para se exercitar.

Fique esperto!

• Nos fins semana, o parque fica cheio durante todo o dia. A melhor opção é correr nas primeiras horas da manhã, quando há menos público
• Nos dias da semana, no início da noite, há menos frequentadores no local. Procure as áreas mais iluminadas para evitar riscos
• Como em toda grande cidade, os batedores de carteiras e trombadinhas também frequentam parques em busca de vítimas. Evite ostentar objetos de valor e fique atento

Bons passos:

Localização: Madrid/Distrito do Retiro/Bairro Los Jeronimos
Funcionamento: 6h às 24h (verão) /6h às 22h (inverno)
Transporte: metrô (estações Atochae Retiro)/Ônibus (linhas 1, 2, 15, 19, 28, 146)
Sanitários: possui
Estacionamento: possui, na área externa do parque
Site Oficial: http://www.parquedelretiro.es

Fonte: Portal iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário