Quem sou eu

Minha foto
"Quando começares a tua viagem para Ítaca, reza para que o caminho seja longo, cheio de aventura e de conhecimento...enquanto mantiveres o teu espírito elevado, enquanto uma rara excitação agitar o teu espírito e o teu corpo." ...Konstantinos Kaváfis,trad.Jorge de Sena in Ítaca
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não será publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Projeto para criar escola sem professores ganha prêmio de US$ 1 milhão


Educador indiano Sugatra Mitra, que incentiva crianças a aprenderem sozinhas, ganhou o Ted Prize

 iG SP 

Uma “escola na nuvem” sem professores, mas em um ambiente que estimula a criatividade, onde as crianças podem explorar e aprender sozinhas e ensinar umas às outras usando recursos disponíveis via internet é o projeto premiado pelo TED com US$ 1 milhão (cerca de R$ 2 milhões) para se tornar realidade.

O modelo, baseado em experiências realizadas pelo indiano Sugatra Mitra desde 1999 será aplicado em um laboratório na Índia e contará com uma rede de educadores, professores aposentados e outras pessoas engajadas em mudar a forma como as crianças aprendem.


Buraco na Parede: Alunos aprendem a usar computadores somente pela criatividade na Índia

 “Meu desejo é o de ajudar a projetar o futuro da aprendizagem, apoiando crianças de todo o mundo a desenvolverem seu deslumbramento inato e trabalhar juntos”, disse o educador em conferência no evento anual da instituição sem fins lucrativos que promove a disseminação de ideias, na Califórnia, Estados Unidos, na terça-feira.
O primeiro experimento realizado por Mitra para chegar à convicção de que o “conhecimento é obsoleto” e de que vivemos na “era da aprendizagem” foi realizado através de uma parede, onde o então professor de programação colocou um computador através de um buraco que dava em uma favela. Sem fornecer instruções, deixou o equipamento disponível para crianças mexerem nele. Oito horas depois, essas crianças que nunca haviam tido acesso à tecnologia estavam fazendo buscas e ensinando seus pares a fazerem o mesmo.
A experiência, que foi chamada de “Buraco na Parede”, foi repetida várias vezes em diversas comunidades rurais e urbanas pobres da Índia em níveis de dificuldade diferentes, sempre com o mesmo resultado. Estimuladas, as crianças conseguiam aprender sozinhas e disseminavam o conhecimento entre elas.


Reprodução
Educador indiano Sugatra Mitra tem plano de construir o futuro do aprendizado

Atualmente, Mitra lidera uma evolução desse projeto, o “ Vovó em Nuvens ", no qual professores e outros profissionais aposentados orientam estudantes pelo Skype. Mas eles não dão aulas, apenas fazem o papel da vó, que, segundo Mitra, é o de encorajamento.
Para o “Escola na Nuvem”, Mitra também espera que pessoas ao redor do mundo que acreditam na “autoaprendizagem” criem experiências semelhantes em casa, praças, pubs ou qualquer outro lugar e compartilhem seus resultados. Os aprendizados do laboratório serão oferecidos de forma gratuita para serem replicados.

TED Prize é concedido anualmente a pessoas visionárias com projetos inspiradores para mudar o mundo. 

Veja a conferência de Sugatra Mitra (em inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário