Quem sou eu

Minha foto
"Quando começares a tua viagem para Ítaca, reza para que o caminho seja longo, cheio de aventura e de conhecimento...enquanto mantiveres o teu espírito elevado, enquanto uma rara excitação agitar o teu espírito e o teu corpo." ...Konstantinos Kaváfis,trad.Jorge de Sena in Ítaca
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não será publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....

domingo, 29 de janeiro de 2012

Filme: Ao Mestre Com Carinho

http://www.youtube.com/watch?v=2U-nM8Tp78Q

Cíntia A. Bittencourt

Sidney Poitier é Mark Thackeray, um jovem engenheiro desempregado que chega à Londres e logo encontra uma vaga como professor em uma escola pública em um bairro operário. Inexperiente no novo trabalho, enfrenta alunos indisciplinados, rebeldes e por vezes até racistas. O filme é um clássico que refletiu alguns dos problemas e medos dos adolescentes do anos 60.

O professor, engenheiro de comunicações, provavelmente não teria didática, tampouco o preparo pedagógico adequado para lidar com uma classe e alunos. Mesmo inexperiente, conscientiza-se de que o essencial naquele momento e para aqueles jovens, não seria necessariamente o estudo de ciências ou literatura, por exemplo. Basicamente eles necessitavam de disciplina, conselhos, apoio moral e compreensão. Careciam de respostas, mas não precisamente respostas a dúvidas científicas, e sim aprendizados que os fizessem crescer como seres humanos, adultos que logo estariam tomando conta de um lar e uma família sozinhos.

A relação entre a classe e o professor de início foi conturbada. Os jovens tinham a visão sobre o mestre como a de um inimigo, alguém que não os compreendia e que desejava seu mal. Porém, aos poucos, o “mestre Thackeray” conquistou a confiança de todos, agindo como um amigo e conselheiro, embora seu aspecto sério e rígido fosse característica notável. Confiança, esta, que adquiriu primeiramente com as meninas, encantadas com seus modos tão educados e corretos, e posteriormente com os rapazes, que ainda desconfiavam de sua boa vontade.

O mestre desprendeu-se do paradigma habitual dos cursos de matemática, ciências, geografia, etc. Para tanto, aqueles jovens primeiramente necessitavam de conceitos que afetassem diretamente sobre suas vidas, fatos que realmente lhes fariam sentido no momento. Tendo o professor notado este fato e passado a suprir estas necessidades, os alunos começaram a interessar-se pela aula e pelo ato de ir à escola, pois esta tornou-se seu porto seguro, sua base para a vida “lá fora”.

As políticas educacionais da época ainda eram muito precárias, não havia controle no aprendizado dos alunos, pois muitos nem mesmo sabiam ler corretamente, mesmo estando prestes a se formar. Os professores dificilmente eram formados nas áreas específicas de ensino, muitas vezes desprovidos de formação acadêmica, fato que até hoje presenciamos em muitas instituições de educação no Brasil.

O filme nos demonstra a importância da boa vontade e da compreensão no ato de ensinar e educar, pois a escola, além de local de estudos, é onde se aprende valores, onde a pessoa se constrói e cresce, aprontando-se para a vida “lá fora”, ou seja, a sociedade.

(Filme "Ao Mestre com Carinho")

*Fonte: O Artigo


5 comentários:

  1. Respostas
    1. Parabéns pelo seu Blog, gostei muito de suas publicações e de seus textos. Obrigado pela excelente leitura.Também te convido a visitar o meu Blog.
      www.professormarcoantoniobottene.blogspot.com.br

      Um abraço Marco Antonio

      Excluir
  2. Baixar o Filme - Ao Mestre, Com Carinho - Dublado - http://mcaf.ee/hsb16

    ResponderExcluir