Quem sou eu

Minha foto
"Quando começares a tua viagem para Ítaca, reza para que o caminho seja longo, cheio de aventura e de conhecimento...enquanto mantiveres o teu espírito elevado, enquanto uma rara excitação agitar o teu espírito e o teu corpo." ...Konstantinos Kaváfis,trad.Jorge de Sena in Ítaca
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não será publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....

sábado, 14 de julho de 2012

Livro trata de arabismo no Brasil e Portugal

Um novo livro, lançado (há um certo tempo) pela editora carioca Almádena, traz artigos de alguns dos maiores especialistas brasileiros e portugueses em cultura árabe. A obra se chama Arabismo: um tema e suas representações no Brasil e em Portugal e reúne o pensamento e experiências de intelectuais que participaram do 1º Simpósio de Arabistas Luso-Brasileiros, que aconteceu em 2009, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


A Almádena é uma editora especializada em temas árabes e lançou o livro, sua última publicação, no final do ano passado. Entre os autores de artigos da obra estão Mamede Mustafa Jarouche, da Universidade de São Paulo (USP), que aborda a tradução da obras Livro das Mil e Uma Noites, a professora Paula da Costa Caffaro, que conta sua experiência no ensino de português em Damasco, na Síria, e Arlene Clemesha, professora da USP que trata das representações da história árabe contemporânea.

Ainda Godofredo de Oliveira Neto, presidente da Comissão de Língua Portuguesa do Ministério da Educação (MEC), escreve sobre a comissão e a língua portuguesa em países árabes, e Adriano Jordão, diretor do Instituto Camões, aborda a docência da língua e cultura portuguesa em países árabes. Segundo João Baptista Vargens, organizador da obra com Paula da Costa Caffaro e dono da editora Almádena, o livro está dividido nas áreas de Ensino, Tradução, História, Filosofia e Pensamento.


Os artigos foram escritos a partir das discussões do simpósio do Rio tanto por palestrantes como por integrantes de mesas redondas. O encontro é uma promoção conjunta dos setores de Língua Árabe da UFRJ e da USP, e deve ocorrer a cada dois anos. O próximo está previsto para este ano, no segundo semestre em São Paulo, segundo Vargens, e o de 2013 em Lisboa, Portugal.

O livro da Almádena tem 200 páginas e pode ser adquirido pelo site da editora.

(Isaura Daniel - Agência de Notícias Brasil - Árabe)

Fonte: operamundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário