Quem sou eu

Minha foto
"Quando começares a tua viagem para Ítaca, reza para que o caminho seja longo, cheio de aventura e de conhecimento...enquanto mantiveres o teu espírito elevado, enquanto uma rara excitação agitar o teu espírito e o teu corpo." ...Konstantinos Kaváfis,trad.Jorge de Sena in Ítaca
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não será publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Educação e a Geração Y

“A especialização excessiva me parece um dos maiores obstáculos quando desejamos obter uma educação no sentido amplo da palavra. (...) Existe uma grande variedade de dons naturais entre os seres humanos e todos são válidos e até mesmo indispensáveis para o bem estar da humanidade. Mas esses dons são apenas potencialidades e não se tornam realidade efetiva a menos que sejam estimulados e treinados.” Toynbee

Como trabalhar em sala de aula nos dias atuais com a geração Y?

A escola seria, ainda nos dias atuais, um dos principais agentes de alienação cultural e conformação à ideologia dominante?
A conformidade e passividade frente aos mais grotescos absurdos, todo esse desrespeito às individualidades seria fruto de nossa desconfiada imaginação?

Educação e a Geração Y

"Howard Gardner, em seu livro O Verdadeiro, o Belo e o Bom, nos fala de seis grandes forças que estão influenciando a educação. Uma delas é a que aborda os aspectos sociais, culturais e pessoais. E talvez seja essa a força mais atuante e marcante.

Sociólogos e psicólogos mencionam o aparecimento da "Geração Y". São jovens de vinte e poucos anos (25, no máximo) com uma nova forma de ver e interagir com o mundo e com você, professor. Quer uma característica deles? Numa das modificações de comportamento mais surpreendentes das últimas décadas, os estudantes americanos (brasileiros também), que normalmente saíam de casa lá pelos 16 anos – e raramente retornavam – vêm mudando de atitude: não querem deixar de morar com os pais. Preferem o conforto e a segurança da casa de papai e mamãe. Outras características:

São conservadores: valorizam as tradições, concordam com a educação recebida dos pais e nem passa pela cabeça deles mudar o mundo.

Trabalham para viver. Não vivem para trabalhar.

São informais tanto no trabalho, ou seja, também na escola.

São imediatistas. Antigamente significa cinco anos atrás. O futuro é na próxima semana.

Essencialmente visuais, poderíamos classificá-los como "multimídia".

São altamente criativos. É sim senhor! O fundador do site de busca na Internet Aonde.com tinha apenas 16 anos e o vendeu por um milhão de dólares. Precisa mais?

Escrevo tudo isso para reforçar o fato de que precisamos ampliar nossa visão de mundo antes de só nos preocuparmos em oferecer uma aula melhor ou mais criativa. Ela assim se tornará se pudermos compreender o que se passa com a moçada que está diante de nós.
...
Fonte: Júlio Clebsch

Filme: The Wall
Pink Floyd

Direção: Alan Parker
Inglaterra - 1982

Um comentário:

  1. Para o novo período( governo Dilma), Haddad diz que Dilma pediu atenção especial à valorização e a melhorias na carreira dos professores. No início do ano, o ministro apresentará uma proposta que, para ele, deve mexer com o valor, o papel e a remuneração dos professores. Um documento com as características consideradas essenciais para um bom professor. Essa matriz servirá para a elaboração de uma prova nacional de concurso de ingresso na carreira docente. A primeira edição deve ocorrer no primeiro trimestre de 2012.

    ResponderExcluir