Para mim e muitas pessoas única, linda e apaixonante!
Mas enfrentou batalhas ferozes contra as pestes. Durante a pior época da Peste Negra, 600 pessoas morriam diariamente.
"Por ser um porto, Veneza revelou-se muito vulnerável às pestes. Em 1348, 1575 e 1630 a cidade perdeu um terço da população. A última epidemia ceifou 50.000 vidas entre Julho de 1630 e Outubro de 1631. Os venezianos eram saudavelmente cépticos (desprezavam a Inquisição, e protegiam os judeus em troca de impostos asfixiantes), mas não totalmente incapazes de um sincero arrependimento, se avistassem na laguna a barca de Caronte. A igreja do Redentor *1, que observamos abaixo,na imagem de Canaletto ,foi desenhada por Palladio para celebrar o fim da mortandade de 1575
e a de Santa Maria da Saúde *2
por Baldassare Longhena, para cumprir uma promessa feita pelo Senado durante a peste de 1630. A primeira é um marco do neoclassicismo, a segunda do Barroco Romano, à Bernini. John Ruskin, para quem a arte veneziana começava no periodo Bizantino e acabava no Gótico, disse mal de ambas por uma questão de princípio."
Fonte: regressoaveneza
*1 - O seu nome completo é Chiesa del Santissimo Redentore, projetada por Andrea Palladio no século XVI e situada na ilha da Giudecca, em Veneza.
*2 - Santa Maria della Salude é uma basílica de Veneza, que se ergue perto da da Punta della Dogana (Ponta da Alfândega.
Veneza é maravilhosa!
ResponderExcluir