*Göran Björk
O tema deste trabalho é a dimensão existencial da educação.
Esta dimensão educacional, chamada de competência existencial, é formulada em contraste com as qualidades funcionais da educação, da chamada competência funcional.
O objetivo é investigar a constituição da educação no contexto de uma competência funcional e existencial.O estudo é focado principalmente na antropologia da educação e os centros de discussão na questão dos seres humanos e de devir.
O estudo centrou-se na antropologia da educação porque é importante fazer perguntas, mesmo fora das tradições de cultura ocidental e da filosofia.
A escolha de perspectiva fez com que o estudo se concentrasse nos conceitos de educação e significados nas duas culturas originais em que a Europa e a civilização ocidental se baseiam, viz. do grego e da cultura hebraica.
Nesta perspectiva, o Antigo Testamento, a teologia da tradição cristã, judáica ou os documentos e elementos de tempo pré-judeus dão informações importantes.
Mas a contribuição cultural grega também tem que ser criticamente analisada e interpretada.
A pesquisa educacional tem se preocupado principalmente com a tensão dicotômica entre o indivíduo e o coletivo.
Esta inclinação polar e antagônica da educação torna difícil elucidar a diferença entre o existencial individual e funcional e a dimensão coletiva da educação.
Um modelo alternativo cresce a partir do estudo da cultura pré-judaica.
Esta alternativa, chamada de modelo tricotômico, é usada para estudo em seres humanos para sair das estruturas ideológicas da dicotomia entre indivíduos e coletivos.
NERA-congresso
15.- 18. Março de 2001, Estocolmo, Suécia
* Professora de Educação da Universidade Åbo Akademi –
VAASA - Finlândia
Espaço para leitura, reflexão e debate sobre as várias facetas que compõem a totalidade da existência.
Quem sou eu
- Maria,viajante do Universo de passagem pelo planeta Terra
- "Quando começares a tua viagem para Ítaca, reza para que o caminho seja longo, cheio de aventura e de conhecimento...enquanto mantiveres o teu espírito elevado, enquanto uma rara excitação agitar o teu espírito e o teu corpo." ...Konstantinos Kaváfis,trad.Jorge de Sena in Ítaca
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