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segunda-feira, 4 de abril de 2011

O que podemos aprender com a Finlândia - 1 -

Ao longo de 5 dias os posts convergiram sobre como a Educação é vista por Göran Björk, professora de Educação da Universidade Åbo Akademi - VAASA – Finlândia(e como adicional,dois vídeos instigantes)e por Reijo Laukkanen,também professor, do Internacional Education Policy, da Universidade de Tempere, na Finlândia que proferiu uma palestra no Educador – Congresso Internacional de Educação, em São Paulo.

Sabemos que Brasil e Finlândia são realidades bem diversas. No entanto a busca por uma educação de qualidade para todos é uma causa comum. Aprendemos uns com os outros(já nos ensinou Paulo Freire)e no caso a Finlândia pode nos apontar algumas pistas de como chegar lá.

O que podemos aprender com a Finlândia - 1 -

Na Finlândia o "segredo" é simples: a educação é encarada como prioridade nacional.

Os docentes do seu país têm compromisso com a aprendizagem. "Quando eles percebem que existem alunos com problemas para acompanhar os assuntos, fazem reuniões com os pais e recomendam aulas de reforço. Essas aulas são pagas pela sociedade, que entende que a educação é uma prioridade máxima", elogiou.

A Finlândia criou seu sistema educacional com medidas simples e focado no professor.

A nossa realidade é bem diversa como apontam alguns trechos que destaquei do artigo

Falta política contra alfabetismo funcional - publicado no Brasilianas org

O problema

Apenas 27% da população entre 15 e 64 anos é plenamente alfabetizada, segundo o último Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF), produzido pelo Instituto Paulo Montenegro, referente ao ano de 2009.

O levantamento aponta que 52% dos brasileiros que estudam até a 4ª série conseguem atingir, no máximo, o grau rudimentar de alfabetismo, onde estão classificadas pessoas com capacidade de ler e entender textos curtos, realizar operações de matemática simples, mas incapazes de fazer uma redação relatando como foi seu dia, ou de interpretar um artigo de jornal. Entre os alunos do ensino médio, apenas 41% apresentaram o nível pleno de alfabetização. E, não que possa chamar mais atenção, 29% dos estudantes que ingressam no ensino superior não dominam leitura e escrita.

Na última década, o país praticamente universalizou o acesso ao ensino fundamental (98%) de jovens entre 7 e 14 anos, reduzindo a taxa de analfabetismo, conforme registro da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostro de Domicílios), de 11,5%, em 2004, para 9,7%, em 2009. A mesma pesquisa revela que a taxa de analfabetismo funcional diminuiu de 24%, em 2004, para 20% em 2009, na população de 15 anos ou mais de idade.

O coordenador-geral de alfabetização de jovens e adultos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), do Ministério da Educação, Mauro da Silva, explica que não há hoje no país uma ação específica para combater o alfabetismo funcional. Esse público acaba sendo atendido pelos cursos de atenção a jovens e adultos (EJA), no país como um todo.

O último levantamento do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) registrou queda de 5% nas matriculas de educação básica do EJA, de 2009 para 2010. As matrículas no último ano totalizaram 4.234.956, sendo 67% no ensino fundamental e 33% no ensino médio. O porta-voz do MEC, diz que o que tem sido feito de imediato para derrubar as taxas de alfabetismo funcional, bem como de analfabetismo no país, é a Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, com estados e municípios, de forma a induzir a realização de pactos entre esses entes e a União.
A ação foi lançada oficialmente em dezembro de 2008, e ainda está em fase de implementação.
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Uma estratégia

Entrevista de Onaide Schwartz Correa de Mendonça, coordenadora do curso de pedagogia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) em Brasilianas Org

“...antes combater analfabetismo funcional, é preciso combater o analfabetismo. “Com a alfabetização de adultos acontece o mesmo processo que vem ocorrendo com a alfabetização infantil. Os materiais encaminhados para esses cursos são adequados apenas para quem já sabe ler e escrever, pois contém atividades que visam desenvolver habilidades de leitura escrita (o letramento)”, explica. A conseqüência disso é que o aluno não consegue aprender de modo geral e abandona o curso, uma vez que os conteúdos específicos para o aprendizado da língua não são bem trabalhados desde o início.

.a maioria dos cursos de formação pedagógica no país não tem sequer uma disciplina que trate da alfabetização, e que um dos grandes problemas da educação brasileira está nas políticas públicas que não sabem orientar a alfabetização. Ela recomenda que os governantes prestem atenção nas grades curriculares dos cursos de formação de professores no país.

A condição econômica, assim como as salas de aula super lotadas, contribuem para o conjunto de fatores que prejudicam a alfabetização, principalmente nas escolas públicas. Ainda assim, o número de analfabetos no país poderia ser bem menor do que o registrado na PNAD 2009, de 14,1 milhões.
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Frente ao fracasso da alfabetização de hoje sou levada a acreditar que o maior problema seja o metodológico, ou menos, a ausência de metodologia e de conteúdo específico da alfabetização”, conta. Onaide defende o método de alfabetização sociolingüístico – “sócio” de socialização e conscientização por meio do diálogo, e “linguístico” por desenvolver conteúdos específicos de alfabetização.

O método viria para substituir o que tem sido utilizado nos livros de alfabetização do país, criados a partir da “má interpretação da teoria construtivista, Psicogênese da língua escrita”, que proporciona o letramento, ou seja, o uso da leitura da escrita. Mas se esquece da alfabetização de, simplesmente, ensinar crianças com se combinam consoantes e vogais na composição de sílabas.”

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