Quem sou eu

Minha foto
"Quando começares a tua viagem para Ítaca, reza para que o caminho seja longo, cheio de aventura e de conhecimento...enquanto mantiveres o teu espírito elevado, enquanto uma rara excitação agitar o teu espírito e o teu corpo." ...Konstantinos Kaváfis,trad.Jorge de Sena in Ítaca
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não será publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Educação, contextos e antropologia

"Em que ponto está os conceitos de homem para formar os referenciais teóricos da educação?

Como estão as perspectivas teóricas dominantes da educação para formar conceitos de homem e as condições existenciais da vida humana?"

São perguntas feitas na Finlândia e que se aplica ao Brasil também no seu respectivo contexto.


by *Göran Björk

"Em que sentido é a ciência da educação e filosofia da educação interessados ​​na vida humana e nas condições existenciais do homem?

Existem diferenças entre os conceitos teóricos da educação no espaço europeu continental e na área anglo-saxão e o que isto significa é importante para discutir e analisar. Tais investigações devem definir ou discutir a natureza da educação, a idéia de seus contextos históricos e da antropologia.

O referencial teórico de "Erziehung" e "Bildung" no contexto alemão difere da aprendizagem e desenvolvimento, que reflete os conceitos que são enfatizados em contextos de língua inglesa.

Um estudo das diferenças entre a ciência da educação e filosofia da educação em língua alemã e anglo-saxão podem contribuir para uma maior sensibilidade e compreensão mais profunda da vida humana e as condições existenciais do homem.

As questões antropológicas a partir de uma perspectiva filosófica são influenciadas de diversas formas. Quando os pensamentos são influenciados pelo racionalismo do Século das Luzes o conceito de homem é diferente de onde os pensamentos são influenciados pela metafísica religiosa.

Em que ponto está os conceitos de homem para formar os referenciais teóricos da educação?

Como estão as perspectivas teóricas dominantes da educação para formar conceitos de homem e as condições existenciais da vida humana?"

NERA-congresso
11.13 mars 2004 Reykjavik, Island 11,13 mars 2004
Reykjavik, Ilha

*Professora de Educação da Universidade Åbo Akademi -
VAASA - Finlândia

Para refletir
Åbo Akademi


Nenhum comentário:

Postar um comentário