Quem sou eu

Minha foto
"Quando começares a tua viagem para Ítaca, reza para que o caminho seja longo, cheio de aventura e de conhecimento...enquanto mantiveres o teu espírito elevado, enquanto uma rara excitação agitar o teu espírito e o teu corpo." ...Konstantinos Kaváfis,trad.Jorge de Sena in Ítaca
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não será publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....

domingo, 3 de abril de 2011

O problema da humanidade em Educação

Mais um texto e um vídeo relacionados à Educação que nos vem da Finlândia

*Göran Björk

O crescimento para o ser humano parece ser problemático em um ambiente que se centra sobretudo nas dimensões funcionais do indivíduo. Estas dimensões funcionais saíram de uma orientação educacional que leva o ponto de partida para a sociedade como estrutura.

Definir a problemática educacional dessa maneira é uma questão bem conhecida.
O problema está em uma situação onde a educação em alto grau é definida pelos quadros ideológicos da estrutura social em um contexto nacional, que tem cada vez mais características das estruturas internacionais.

A ciência da educação corre o risco, nesta situação, de se aliar com alguns tipos de ambições ideológicas. Este perigo é evidente no caso em que a avaliação das atividades de crescimento é baseada em métodos científicos. Os resultados podem ser utilizados de forma acrítica, que se abre para o viés ideológico da práxis.

Nesta situação é importante dar ao problema do ser humano um respeito maior a partir de uma perspectiva da filosofia da educação.

Mas esta posição filosófica tem que passar por uma renovação no propósito de tornar possível o refletir congruente com o crescente conhecimento da ciência.

päivät Kasvatustieteen
23 - 25.11.2000, Åbo, Finlândia

* Professora de Educação da Universidade Åbo Akademi –
VAASA - Finlândia

Mais um vídeo para reflexão e diálogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário