Quem sou eu

Minha foto
"Quando começares a tua viagem para Ítaca, reza para que o caminho seja longo, cheio de aventura e de conhecimento...enquanto mantiveres o teu espírito elevado, enquanto uma rara excitação agitar o teu espírito e o teu corpo." ...Konstantinos Kaváfis,trad.Jorge de Sena in Ítaca
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não será publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....

sábado, 12 de março de 2011

Jack Kerouac rei dos beats

Na foto, o ator Garrett Hedlund, protagonista do filme, aparece dançando em um bordel no México. A imagem foi feita por Gregory Smith, usando uma antiga máquina fotográfica Leica M e filme Tri-x preto e branco.
A foto foi divulgada pela editora LP&M, responsável pela publicações de "On the Road" e outras obras de Kerouac no Brasil.


Homenagem

Kerouac, que faria 89 anos hoje, em aspas
por Milly Lacombe no Portal IG

"O autor de On The Road, um de meus livros prediletos, nasceu no dia 12 de março de 1922 e morreu em outubro 1969, aos 47 anos. Faria, portanto, 89 anos hoje.
Kerouac é um dos pais da geração beat, escritores que surgiram depois da Segunda Guerra Mundial e que popularizaram um estilo de escrever completamente novo (dinâmico, apressado, coloquial), além de carregar com eles a necessidade da experimentação (seja sexual ou com drogas) e um profundo inconformismo com o sistema, com o estado das coisas estabelecidas.

On The Road é considerado por muitos como a bíblia hippie, e, nesse cenário, o pisciano Kerouac, que morreu cedo demais, é o messias de toda uma geração.
Tenho por ele o respeito que tenho por aqueles que, com arte, desafiam opiniões consagradas, a admiração que nutro por gente que teima em indicar novos caminhos, novas ideias e uma forma diferente de ver o mundo, a despeito de críticas e de julgamentos sempre tão amplamente promovidos pelo status-quo.

Como homenagem, Kerouac em algumas aspas, e aquela que é para mim a melhor matéria já escrita a respeito dele e de On The Road, em uma edição da Vanity Fair de 2007:
“Minha falha não é a paixão que tenho pelas coisas, mas sim a falta de controle sobre ela”
“Talvez a vida seja isso; um piscar de olhos e estrelas piscantes”
“Todo o ser humano é também um ser de sonhos. Sonhar é o que une toda a humanidade”
“Não tenho nada a oferecer a não ser minha própria confusão”
“Espero que seja verdade que um homem pode morrer e não apenas viver em outros, mas também dar vida a eles, e não apenas vida, mas um enorme entendimento da vida."

*Milly Lacombe é jornalista e escritora, tem quatro livros publicados e colabora para várias publicações. Morou sete anos em Los Angeles, de onde contava principalmente histórias sobre cinema e Hollywood. Passa os dias com livros dos mais variados tipos

On the Road – romance e filme

On the Road (Pé na Estrada em português) é considerado a obra prima de Jack Kerouac, um dos principais expoentes da Geração Beat estadunidense, sendo uma grande influência para a juventude dos anos 60, que colocavam a mochila nas costas e botavam o pé na estrada. Foi lançado nos Estados Unidos da América, pela primeira, vez em 1957.

Responsável por uma das maiores revoluções do século XX, On the Road escancarou ao mundo o lado divertido da experiência da vida americana, a partir da viagem de dois jovens – Sal Paradise e Dean Moriaty – que atravessaram os Estados Unidos de costa a costa. Acredita-se que Sal Paradise, o personagem principal, seja o próprio Jack Kerouac. Também são encontrados no livro alguns escritores na forma de personagens, como Allen Ginsberg, como Carlo Marx, e William Burroughs, como Old Bull Lee.

É um livro que influenciou a música, do rock ao pop, os hippies e, mais tarde, até o movimento punk.
Fonte de pesquisa: Wikipédia

On the Road foi adaptado para o cinema e foi dirigido pelo brasileiro Walter Salles
Conta as aventuras de Sal Paradise e Dean Moriarty, estréia no Brasil no dia 25 de novembro de 2011.

2 comentários:

  1. Aguardamos a estréia do filme do polêmico e influente Kerouac.

    ResponderExcluir
  2. Ou melhor da adaptação do romance de Kerouac

    ResponderExcluir