Quem sou eu

Minha foto
"Quando começares a tua viagem para Ítaca, reza para que o caminho seja longo, cheio de aventura e de conhecimento...enquanto mantiveres o teu espírito elevado, enquanto uma rara excitação agitar o teu espírito e o teu corpo." ...Konstantinos Kaváfis,trad.Jorge de Sena in Ítaca
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não será publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....

quinta-feira, 31 de março de 2011

A questão do homem um aspecto ético da educação

*Göran Björk

Este resumo irá partilhar a questão de como entender e definir o homem no contexto educacional e da sociedade pós moderna tardia. A questão do homem é importante para os aspectos éticos da educação.

Se o homem é definido principalmente fora da sociedade, haverá o perigo de que o homem será apenas uma reificação das necessidades instrumentais e sócio-político das estruturas socioeconômicas.

Por outro lado, se o homem vai ser definido apenas como um indivíduo, haverá o perigo de que a sociedade seja reduzida a uma arena para os individualistas egocêntricos.

No primeiro caso a questão da origem do coletivismo é a heteronomia moral. Atos são resultados de dever diante de uma fonte de fora.

No outro caso,serão as pessoas egocêntricas a formar uma cultura narcisista,onde as necessidades dos indivíduos são a fonte para agir.

Os indivíduos educados na sociedade pós-moderna são desafiados a lidar com as tensões entre individualismo e coletivismo.

Seus conhecimentos e habilidades têm potencial para destruir ou construir um mundo comum.

*Professora de Educação da Universidade Åbo Akademi -
VAASA - Finlândia

Sétima Conferência Internacional LLine
23-25 september 2004, Helsinki, Finland 23-25 ​​setembro 2004, Helsinque, Finlândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário