Quem sou eu

Minha foto
"Quando começares a tua viagem para Ítaca, reza para que o caminho seja longo, cheio de aventura e de conhecimento...enquanto mantiveres o teu espírito elevado, enquanto uma rara excitação agitar o teu espírito e o teu corpo." ...Konstantinos Kaváfis,trad.Jorge de Sena in Ítaca
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não será publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Mau desempenho em matemática começa nos primeiros anos

Prova aplicada ao 3º ano traz dados alarmantes. Para pesquisadores, família e escola precisam dar mais atenção à disciplina

A Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização) traçou um perfil inédito da qualidade da alfabetização, em português e matemática, de estudantes de escolas públicas e particulares de todas as capitais brasileiras. Os resultados de matemática foram os mais baixos e mais alarmantes.

O mínimo esperado nesta fase é que as crianças efetuem operações de adição e subtração de números com um ou dois algarismos, resolvam problemas com notas de dinheiro, moedas e unidades de um litro e meio litro, identifiquem os lados de um polígono, completem sequências numéricas de múltiplos de 3 e leiam as horas em um relógio digital, relacionando 20 horas com 8 horas da noite, entre outras tarefas.
Segundo os critérios definidos pelos elaboradores da Prova ABC, desempenhar essas funções significa atingir 175 pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), utilizada em diversas avaliações educacionais. A pontuação média do Brasil foi de 171, com grandes diferenças entre as regiões e as redes pública e privada.

Matemática teve a maior diferença de desempenho na Prova ABC. A melhor média obtida foi a da rede particular da região Sul (224,9) e a pior foi registrada na rede pública do Norte (145,4), uma diferença de 79 pontos. Na porcentagem de alunos com aprendizagem dentro do esperado, a distância entre as duas .realidades é de 64 pontos percentuais.

Ler: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/mau+desempenho+em+matematica+comeca+nos+primeiros+anos/n1597177675668.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário