Quem sou eu

Minha foto
"Quando começares a tua viagem para Ítaca, reza para que o caminho seja longo, cheio de aventura e de conhecimento...enquanto mantiveres o teu espírito elevado, enquanto uma rara excitação agitar o teu espírito e o teu corpo." ...Konstantinos Kaváfis,trad.Jorge de Sena in Ítaca
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não será publicado comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo o quadro de comentário do blog, ele ainda apresenta a opção comentar anônimo, mas, com a mudança na legislação

....... NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIO ANÔNIMO....

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Queijos e vinhos para dias frios

Nem todo vinho combina com queijo. Se quiser um tinto, prefira rótulos mais leves e frutados

“Que tal um 'queijos e vinhos' lá em casa?” Basta a temperatura cair um pouquinho, que a frase parece virar mantra. Em bares, clubes, salões de beleza... Só se fala nisso! É gostoso mesmo calçar botas e vestir o melhor casaco para tomar uma tacinha e comer gordurosos nacos de queijo com os amigos. Mas o que muita gente não sabe é que os dois itens, muitas vezes, não combinam entre si. Para ninguém precisar mudar de programa, o iG Comida dá dicas para você organizar o evento sem cometer pecados gastronômicos nem se tornar um chato.

A primeira regra é relaxar. “É importante lembrar que o motivo do encontro é social, não de harmonização”, diz Mario Telles Jr, vice-presidente da ABS (Associação Brasileira de Sommeliers) de São Paulo. Portanto, nada de encher a mesa com uma taça para cada tipo de vinho. Além de pouco prática, a providência pode intimidar o convidado. “O melhor é usar taças do tipo ISO (International Standards Organization)”, afirma Mario. Esse é o copo coringa no mundo de Baco, pensado para comportar qualquer tipo de vinho. O especialista garante que a quantidade de taças disponível no mercado é muito mais marketing do que propriamente uma necessidade – claro, estamos falando de consumidores comuns e não de experts.



Invista nos vinhos brancos: a acidez da bebida ameniza a gordura dos queijos

Na hora de escolher o que vai à mesa, uma sugestão é optar pela combinação étnica. Em tese, produtos de determinada região têm afinidade natural com bebidas produzidas no mesmo terroir. Antes disso, porém, deve-se levar em consideração o fato de os tintos serem naturalmente perigosos no encontro com queijos. “Os mais fortes, por exemplo, ganham sabor metálico se consumidos com alguns tintos; e os de crosta florida, como brie e camembert, ficam amargos demais”, diz Mario. A saída é escolher rótulos mais leves, de sabor frutado -- como um Malbec da região de Mendoza, na Argentina, ou um Merlot --, e caprichar na oferta de brancos, cuja acidez ameniza a gordura dos queijos.

Outra bebida bem-vinda nesse tipo de programa é o vinho de sobremesa, perfeito para os queijos azuis (roquefort e gorgonzola, por exemplo). Para completar a mesa, abuse dos tradicionais pães, frutas secas, mel, geléias, vinagres.

Harmonização descomplicada

Acertar o cardápio é meio caminho andado para a festinha ser sucesso. Com exclusividade para o iG Comida, a sommèliere Daniela Bravin, do Ici Bistrô, em São Paulo, montou uma hamonização descomplicada de queijos e vinhos, só com itens fáceis de encontrar no mercado. Mas se alguém trouxer de presente a bebida errada, não se aperte. "Se o prazer do cara é dividir aquele vinho com os amigos, por que não servi-lo?”, diz ela. Nada mais deselegante, afinal, do que estragar a brincadeira.

Queijos fortes (roquefort e gorgonzola) com vinhos de sobremesa.
Queijos suaves (chèvre, emmental, gouda) com Chardonnay barricado do Novo Mundo.
Queijos cremosos (brie, camembert) com Riesling da Alsácia ou da Alemanha.
Queijos duros (parmesão, provolone) com Chianti clássico.

Fotos: Getty Images

Fonte: Portal iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário